HISTÓRIA DO GRUPO CADISBEL

Visionário e com o espírito empreendedor herdado dos pais empresários do segmento de material de construção, Raul Mangabeira descobriu-se, ainda durante a sua faculdade de administração de empresas, apaixonado pelo ramo cervejeiro. Antes mesmo de concluir a faculdade, Raul se reuniu em São Paulo, com o até então diretor comercial da Schincariol, Francisco Flora, e tornou-se, em 1989, o primeiro revendedor da marca em Salvador, criando assim a Califórnia Distribuidora de Bebidas Ltda, conhecida como Grupo Cadisbel. Em 1990, por questões econômicas do país, o empresário decidiu mudar-se para Vitória da Conquista, cidade localizada no sudoeste da Bahia, onde reside até hoje. Foi lá que ele casou-se com Sheila Fahel Mangabeira e juntos fundaram a empresa. A chegada na “Suíça Baiana”, como é conhecida a cidade, foi desafiadora, pois o mercado estava dominado por marcas concorrentes, quase centenárias, tornando necessário o enfrentamento à rejeição dos consumidores, além da dificuldade de contratação de mão de obra. No entanto, aos poucos o trabalho foi se consolidando e gradativamente os produtos foram conquistando o gosto dos conquistenses, resultando em uma das principais opções oferecidas aos consumidores daquela cidade.

DICAS PARA EMPREENDEDORES

____

 
O EMPREENDEDORISMO NO MUNDO

 

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que o sucesso nos negócios depende principalmente de nossos próprios comportamentos, características e atitudes, e não tanto do conhecimento técnico de gestão quanto se imaginava até pouco tempo atrás. No Brasil, apenas 14% dos empreendedores têm formação superior e 30% sequer concluíram o ensino fundamental, enquanto que nos países desenvolvidos, 58% dos empreendedores possuem formação superior.

____

 
O BRASILEIRO EMPREENDEDOR

 

De acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor, em 2011 o Brasil tinha 27 milhões de adultos entre 18 e 64 anos que já possuíam ou estavam começando seu próprio negócio – o que representa 1 empreendedor a cada 4 adultos brasileiros. Esses dados levaram o Brasil a uma posição destacada de terceiro país mais empreendedor dentre os 54 países estudados. Outro dado interessante encontrado pelo Ipea, uma agência do governo, é que 37 milhões de trabalhos no Brasil.